Buscar
  • dr. Bruno Lee

VIROSES EM CRIANÇAS

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Hoje conversei com a minha grande amiga dra. Anna Dominguez Bohn, médica pediatra, sobre viroses respiratórias nesta época do ano. Ela gentilmente escreveu este texto explicativo sobre a situação:







"Chegou a época tão temida por pais e pediatras: outono!

Diferentemente do que muitos pensam, a época do ano em que há maior incidência de quadros respiratórios é esta.

De fevereiro a junho (com variações a depender de cada ano) muitos vírus circulam causando resfriados, gripes e , em casos mais severos, pneumonia.

Resfriados são quadros auto limitados, geralmente sem febre, com presença de tosse e coriza clara, enquanto as gripes costumam ter febre associada e prostração. Também podem cursar com tosse e coriza, porém é comum surgir dor de cabeça e dor no corpo.

É importante ressaltar que mesmo quadros mais graves como sinusite bacteriana e pneumonia geralmente se iniciam com um quadro viral e por isso o acompanhamento pediátrico é essencial para orientar o tratamento e excluir doenças severas e complicações.

Crianças são mais susceptíveis a infecções por inúmeros motivos, dentre eles um sistema imunológico ainda em consituição; é comum que fiquem doentes algumas vezes por ano, concentradas na fase de outono - inverno e. Já a suspeita de doenças relacionadas a imunidade é uma situação mais rara, devendo sempre seguir sob orientação de um pediatra.

Para minimizar os efeitos dos quadros respiratórios lembre - se sempre da importância da inalação com soro fisiológico e lavagem do nariz para ajudar a criançada a remover o máximo de secreção e mantenha sempre o calendário vacinal atualizado".


E aí, o que acharam?

A dra. Anna possui um site, no endereço: http://pediatriaup.com.br/ . Ela também possui instagram (pediatriaup).


0 visualização
  • Facebook Clean
  • LinkedIn Clean
  • Google+ Clean
Agendamentos:
(11) 99797-0021